A função social da Igreja através da música

 

 

 

 

O avanço de comunidades evangélicas, deu acesso a milhões de pessoas a mais contato com a música. O louvor a Deus é muito importante dentro do culto cristã0. Piano, violão, guitarra, bateria e canto passam a fazer parte do dia a dia. Seja em banda ou coral, grandes talentos começaram no gospel. Podemos afirmar então que a igreja tem uma função social ligada a música?

É fato que em outros países, como os Estados Unidos, escolas ensinam desde os primeiros anos a como cantar ou tocar e tem toda a estrutura para potencializar novos talentos. No Brasil temos um problema grave. Colégios em péssimas condições, professores mal remunerados e falta de investimento não dão aos alunos o essencial para uma boa educação. É nesse contexto que as igrejas, que se espalham pelas periferias do país, acabam suprindo uma carência do estado. Logo, além de um processo de conversão, pessoas passam a trabalhar na obra. Seja na limpeza do templo ou na organização dos cultos, cada um busca se encontrar em alguma função. E naturalmente o louvor é fundamental neste universo.

Hoje a música gospel é uma realidade, temos cantores com milhões de seguidores, grandes eventos e um mercado sólido economicamente. Dentro dessa estrutura os músicos cumprem um papel muito importante. E obviamente, que após anos de dedicação, conseguem se manter total ou parcialmente através do seu talento. Porém o início dessa trajetória se dá nas igrejas, principalmente na infância ou adolescência.

Podemos dizer então que, além do encontro com Jesus, que salva e transforma vidas, a igreja assume uma posição importante socialmente. Pois desenvolve talentos que seriam perdidos. E dá oportunidade de carreira na área musical a aqueles que dificilmente conseguiriam sozinhas. Em locais onde não existe o auxílio do governo, as igrejas cumprem esse papel, salvando vidas de milhões de jovens, também através da música.

 

 

 

Compartilhe: